Reflexão

O que é sucesso?

É ter o carro do ano? Atingir o tão desejado cargo ou a tão sonhada promoção? Ou seria algo mais parecido com ganhar rios de dinheiro?

Sim, para muitas pessoas o sucesso se mede através da conta bancária. Quanto se tem no banco, quanto se tem investido; quanto se tem. Sou bem sucedido tanto quanto é possível mostrar. Há necessidade de se medir o sucesso por meio da aprovação de terceiros.

Talvez possamos dizer que sucesso reside na conquista do reconhecimento social. Atingir certo padrão de vida que, de algum modo nos deixamos convencer de que precisamos para sermos aceitos e enfim, realizados.

Será que é só isso mesmo? Será que a trajetória que cada um de nós percorre está destinada a ser reduzida a aprovação do que a sociedade diz ser o ideal?

O querer ter (seja um salário alto, seja uma casa como as que vemos na TV, seja um corpo escultural ou uma vida perfeita) muitas vezes se torna o principal motivador de nossas ações. E esse caminho de busca de tudo aquilo que acreditamos ser o ideal acaba se tornando extremamente exaustivo na prática.

Então eu te pergunto:


Qual o seu objetivo dentro de suas buscas atuais? O que te move?

Faço esse questionamento para levantar uma reflexão, pois acredito que o sucesso está estritamente relacionado ao quão fiel você consegue ser a si mesmo. Fiel a sua personalidade, a seus gostos, ao seu estilo de vida e a seu jeito de ser e pensar. Nada mais é do que ser honesto consigo mesmo e valorizar a sua essência.

Sucesso é você conseguir ser aquilo que é. Agir de acordo com o que acredita e se realizar através disso.

Ser honesto consigo mesmo te mantém com os pés no chão e te traz uma postura e atitudes mais eficazes para seguir com suas atividades diárias de forma mais resiliente.

Olhe para si de peito aberto, analise o que você tem feito bem e o que pode ser melhorado, o que pode ser aprendido e o que precisa ser mudado.

Impaciência, frustração, insegurança, medo… são muitos os sentimentos que temos que lidar ao longo de nossas batalhas internas. E nem sempre é fácil entrar em contato com eles. Não é fácil porque estar vulnerável, para muitos é sinônimo de fraqueza, ainda mais nos tempos atuais. Temos que nos mostrar sempre firmes, fortes, inabaláveis e produtivos. Pessoas bem sucedidas não se abalam e nem tem tempo a perder com autoanálise.

Lidar com as suas questões internas, vulnerabilidades e falhas te aproximam de si mesmo, ser humano real e não o idealizado. Te fazem lembrar do que é necessário para superar as dificuldades, de quais valores você carrega (e escolheu praticar) e que sempre podemos nos surpreender com a nossa capacidade de sermos melhores após momentos sombrios. Para isso é preciso humildade, coragem e força interna. Só assim se torna possível fazer algo.

Inevitavelmente você se perceberá mais íntegro e conectado a sua essência.

Depois disso tudo, poderia mudar a minha pergunta acima de “O que é sucesso?” para “O que é ser bem sucedido para você?”

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *